
LIVROS
Para outros materiais, acesse aqui.
TÍTULOS RECOMENDADOS
Livros e artigos produzidos por nossos membros.


Por Lara Carlette Thiengo
“Este livro nos brinda com uma contribuição inédita aos estudos brasileiros sobre a temática das Universidades de Classe Mundial, considerando o tratamento dispensado pelos organismos internacionais, blocos e grupos econômicos, como a União Europeia e o Europeia e o BRICs e, mais especificamente, a política de educação superior brasileira. É importante que se diga que instituições de ensino superior estão inseridas num modelo de produção e reprodução capitalista, mediando tendências que a sociedade espera. As expectativas podem ser traduzidas em esforços sociais para adequar as Instituições de educação superior às formas hegemonicamente preponderantes." (Cezar Luiz De Mari)
Organizado por José Carlos Rothen com artigos de Adolfo Ignacio Calderón e Carlos Marshal França
"Este livro pretende resgatar as origens internacionais das práticas de avaliação institucional, levando o leitor à reflexão sobre a sua realização em diferentes contextos, a partir desta leitura, ele conhecerá as primeiras práticas de avaliação da educação brasileira e a implantação de políticas de avaliação em nosso Estado, o que permitirá uma comparação entre as diferentes realidades e como estas utilizam as avaliações externas."


_JPG.jpg)


Organizado por Adolfo Ignacio Calderón, Marco Wandercil e Edivaldo Camarotti Martins
"A presente coletânea tem como objetivo reunir um conjunto de ensaios, produzidos com o intuito de realizar uma aproximação à questão dos rankings acadêmicos e suas implicações na governança universitária a partir da realidade nacional de seis países: Angola, Cabo Verde, Macau, Moçambique, Portugal e Brasil. Dentro desse escopo, objetiva-se refletir sobre os rankings acadêmicos à luz dos sistemas nacionais de avaliação da educação superior e dos rankings acadêmicos ou índices de qualidade existentes (nacionais, regionais e/ou mundiais) que acabam influindo nas realidades de cada um dos países mencionados."




Por Sabine Righetti
No livro, a autora se debruça criticamente sobre diferentes metodologias de rankings universitários internacionais para destrinchar o que é avaliado nessas classificações – e quais os impactos disso na gestão do ensino superior em todo o mundo.
O livro é uma adaptação atualizada da tese de doutorado da autora, defendida em 2016 no Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT-IGE) da Unicamp, com passagem pela Escola de Educação da Universidade de Michigan (EUA). No ano seguinte, Sabine ampliou o trabalho como pesquisadora visitante na Escola de Educação de Stanford (EUA).




Organizado por Jacques Marcovitch com artigos de Justin Axel-Berg, Sabine Righetti e Solange Maria dos Santos
"Este livro mostra conteúdos orientadores do projeto “Indicadores de Desempenho nas Universidades Estaduais Paulistas”, ora em andamento. O desafio central do estudo é ampliar e consolidar mecanismos para uma efetiva prestação de contas aos contribuintes. Os ensaios desta coletânea foram aceitos por seus méritos, e não em razão de posicionamentos. Esse, em suma, será o critério a inspirar os reitores aqui reunidos, diante da oportuna e valiosa contribuição que os autores desta obra oferecem à governança acadêmica."